domingo, 22 de fevereiro de 2009

ATIVIDADE DE ESCRITA

PRODUÇÃO DE VERSÕES PARA UMA PARLENDA

OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta atividade?
* Refletir sobre a escrita e sobre suas hipóteses.
* Ampliar sua capacidade de tomar decisões sobre a escrita.

PLANEJAMENTO
* Quando realizar? Ao longo do bimestre, toda semana, enquanto houver alunos com hipóteses pré-silábicas e silábicas na turma.
* Como organizar o grupo? Em duplas ou individualmente.
* Quais materiais serão necessários? Folha avulsa ou caderno.
* Duração: cerca de 40 minutos.

ENCAMINHAMENTO
* Recupere o repertório de parlendas da classe
* Selecione uma parlenda adequada para fazer a proposta.
* Entregue uma folha mimeografada com uma parlenda para ser lida pelo grupo em coro, por alunos individualmente e por você.
* Explore a parlenda quanto ao seu tema, suas rimas, forma e sentido.
* Proponha que oralmente criem uma outra parlenda inspirada na parlenda lida.
* Peça que alguns alunos declamem o que inventaram.
* Avalie, com os alunos, quais parlendas mantiveram as características da original quanto ao ritmo, rimas e sentido.
* Organize as duplas de trabalho previamente pensadas por você.
* Peça que escrevam a nova versão para a parlenda.
* Circule pelas duplas para ajudar, problematizar, perguntar, informar, de forma que suas intervenções considerem as necessidades de avanço de cada dupla, contribuam para que pensem sobre as escolhas e decisões que tomaram mesmo quando acertadas e assim avancem em relação à construção do sistema de escrita.
* Compartilhe as parlendas produzidas.

Intervenções do professor quanto ao acompanhamento das duplas:

Algumas dicas importantes para você:
* Verifique se todos compreenderam o que foi proposto.
* Organize as duplas de acordo com seus instrumentos de sondagem.
* Circule pela sala durante a realização da atividade para verificar quais são as questões que os alunos estão se colocando.
* E quando os alunos com escrita alfabética tiverem dúvidas em relação à ortografia, pode-se indicar o uso do dicionário, a consulta de uma lista de palavras que não podem mais errar, organizada por eles mesmos com a sua ajuda, ou a observação de como estão escritas em um determinado texto.
* Como nem sempre é possível acompanhar de perto todas as duplas ou grupos com intervenções mais intencionais, é fundamental que você organize um registro em que anote quais alunos pôde acompanhar no dia, mantendo um controle que lhe permita progressivamente intervir junto a todos.

O QUE MAIS FAZER?

Para atender os alunos não alfabéticos você pode propor algumas variações que permitam que a atividade seja difícil, mas possível, de modo que eles avancem porque têm decisões a tomar. Uma possibilidade é entregar alguns títulos de parlendas que são do repertório das crianças e pedir que localizem a parlenda X. O importante é perceber que é preciso criar as condições para que todos possam realizar a atividade. A dupla de trabalho e as suas intervenções são muito importantes para garantir a ajuda necessária para a realização da tarefa e provocar reflexões sobre a escrita alfabética.
* Faça um varal com as diferentes versões escritas pelos alunos.
* Produza um livreto com o texto original e as versões para serem lidas em casa.
* Promova uma apresentação das versões mais divertidas escolhidas pelo grupo.
** FONTE: GUIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR (TOF) - VOL. 2 - SMESP **

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